Percussão
Os instrumentos de percussão aparecem atrás de todos os outros e é a maior família que compõe a Banda de Música. São instrumentos musicais, cujo o som, é obtido através da percussão (impacto), raspagem ou agitação, com ou sem o auxílio de baquetas. Das formas de classificação de instrumentos musicais, esta é a menos precisa e a que possui a maior variedade de instrumentos, a maior parte dos quais possuem altura indeterminada (ou seja, não podem ser precisamente afinados). Esses são utilizados primordialmente com função rítmica, como é o caso da maior parte dos tambores, o triângulo e os pratos. Os instrumentos de percussão de altura definida, como os xilofones podem ser utilizados com função melódica e harmónica.
Embora haja uma variedade de instrumentos produzidos especificamente com essa finalidade, qualquer batuque feito com objetos comuns pode ser considerado como percussão.
Timbale
Instrumento musical de percussão, constituído de uma caixa de ressonância hemisférica, feita de latão ou de cobre, coberta por uma pele de bezerro. A altura do som produzido é geralmente determinada pela tensão dada à pele e a tonalidade, pelo tipo de baqueta usada e a área de superfície percutida. Desde o século XVII os timbales fazem parte das orquestras e das Bandas de Música.
Bombo
é um tambor cilíndrico de grande dimensão, o som é grave e seco. O bombo utilizado nas orquestras, conhecido como bombo sinfónico ou gran cassa possui dimensões bem maiores, e fica normalmente apoiado sobre um cavalete ou carrinho, com a membrana em ângulo de aproximadamente 45º com o piso. É percutido por macetas acionadas com a mão.
Pratos
Instrumento de percussão originário do Oriente. Consiste de dois discos de metal, rasos e côncavos, batidos individualmente ou percutidos um no outro. utilizado em Bandas e Orquestras.
Marimba / xilofone
A marimba ou dimba é um instrumento de percussão, um idiofone, de forma semelhante ao xilofone composto por uma sequência de placas de madeira ordenadas e dispostas de maneira idêntica às teclas de um Piano. Desta maneira, as placas de madeira de som mais grave estão à esquerda tornando-se agudas em direção à direita. Há uma sequência de placas em primeiro plano que equivalem às teclas brancas do Piano (notas naturais) e, em segundo plano e um pouco mais elevadas, as placas de madeira que equivalem às teclas pretas do Piano (notas alteradas).Sob cada placa de madeira, há um tubo de ressonância, geralmente em alumínio, que dá corpo ao som.
Carrilhão de Sinos
É formado por tubos ocos de diferentes tamanhos, soando a diferentes alturas de notas. Os carrilhões são dispostos no sentido vertical, pendurados de maneira gradual, de acordo com os seus tamanhos. A batida no carrilhão é feita através de uma baqueta, batendo esta baqueta na extremidade superior do carrilhão.
Os sons destes carrilhões assemelham-se muito a sinos de igrejas e são usados na orquestra para produzir efeitos especiais.
Gongo
é um instrumento de percussão originário da China. Consiste numa barra de bronze em formato circular com as extremidades voltadas para dentro. É tocado através de uma baqueta de metal com a extremidade coberta e macia. O som pode ser uma batida isolada ou o efeito de rufo e é usado na orquestra para produzir efeitos especiais.
Caixa de Rufo
Instrumento musical, tambor de fuste baixo, muito utilizado em acompanhamento de desfiles. É um dos componentes das baterias de jazz.
Castanholas (do espanhol castañuelas) ou castanhetas)
são um instrumento de percussão que há três milénios já era conhecido pelos fenícios, os quais vulgarizaram o instrumento nas áreas do Mediterrâneo através do comércio marítimo. Na Andaluzia, em Espanha, tornou-se um instrumento nacional.
É constituído por dois pedaços de madeira de castanheiro em forma de prato fundo, perfurado e ornamentado com uma fita que se coloca em redor do polegar. O seu nome deriva do seu formato, que lembra uma castanha.
As castanholas emitem um som seco e oco, de entoação imprecisa. São também bastante populares em Portugal, onde há diversos modelos, assim como em vários países hispano-americanos.
As castanholas servem de acompanhamento rítmico para muitas danças folclóricas, como o flamenco.
Em qualquer par de castanholas, há uma que tem o som mais agudo do que a outra, distinguindo-se, respectivamente, com os nomes de castanholas-fêmea e castanholas-macho. Para tocá-las, tem que segurá-las com o polegar através do cordão que as une; o qual atravessa a sua parte superior, chamada "orelha", fazendo-as estalar através da percussão rítmica dos restantes dedos. Em algumas ocasiões, as castanholas de uma das mãos batem com as da outra, dependendo dos passos de baile. Também podem ser produzidos efeitos de glissando, ondulando (alternando as duas mãos), trilos e rufos, que vêm do norte de Portugal.
Pandeireta
é um instrumento musical de percussão usado em musicas tradicionais de vários países Europeus como é o caso da Rússia, Espanha, Portugal, etc. No seu formato mais conhecido a pandeireta é constituída por um aro circular (geralmente de madeira) cujo centro é coberto por uma camada de pele. É constituída ainda por um conjunto de soalhas metálicas, agregadas aos pares.
Triângulo
é um instrumento musical de metal usado na música folclórica. O som do instrumento é produzido através do movimento de uma baqueta de metal que percute o triângulo. A mão que segura o triângulo determina o som aberto ou fechado do mesmo. Normalmente é feito de ferro ou aço, mas podem ser encontrados em alumínio.
Bateria
é um conjunto de tambores (de diversos tamanhos e timbres) e de pratos colocados de forma conveniente com a intenção de serem percutidos por um único percussionista, denominado baterista, geralmente, com o auxílio de um par de baquetas, vassourinhas ou bilros, embora no caso de alguns executantes, possam também ser usadas as próprias mãos.
Bongos
Em geral abertos na extremidade oposta da pele e o corpo é geralmente cónico e constituído de várias peças de madeira encaixadas e presas por um ou mais anéis metálicos, numa construção semelhante a um barril. Encontram-se também menos frequentemente, bongos que são feitos de uma única peça de madeira escavada ou de meia seção de um coco ou cabaça.
Um dos tambores tem um diâmetro um pouco maior do que o outro. Embora não tenham altura definida, a tensão da pele pode ser ajustada para obter a faixa de alturas desejada. A diferença de tamanho faz com que um dos tambores seja mais grave do que o outro. O tambor maior e mais grave é chamado de hembra e o menor e mais agudo é o macho.